-

  ENSO: BRASIL
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Ciências e Tecnologia
Assessoria de Imprensa


 
Projeto desenvolvido no CCT/UFCG mostra questões sócio-econômicas e ambientais dos municípios de Sousa, Picuí e Sumé
[an error occurred while processing the directive]
Rosenato Barreto
[an error occurred while processing the directive]
[an error occurred while processing the directive]
O professor Marx Prestes Barbosa.
[an error occurred while processing the directive]
O professor Dr. Marx Prestes Barbosa, do Departamento de Engenharia Agrícola (DEAg) do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT/UFCG, está dando seguimento aos projetos Gestão  de  Riscos  a Desastres  ENSO na  América  Latina: Proposta de Consolidação de uma REDE Regional de Pesquisa Comparativa,  Informação  e Capacitação desde uma Perspectiva Social e  Estudos da Degradação Ambiental e das Vulnerabilidades Agrícolas Frente aos Desastres ENOS no Semi-árido Paraibano, que estudam os efeitos do fenômeno El Niño especificamente nos municípios de Picuí, Sousa e Sumé. O primeiro projeto faz parte do Programa de LA RED - Rede de Estudos Sociais em Prevenção de Desastres na América Latina, com papel significativo com relação aos temas sobre a Mudança Global nas Américas, preenchendo uma lacuna importante na compreensão científica dos riscos a desastres, associada aos eventos ENSO e nas relações entre a acumulação dos riscos e dos modelos práticos de desenvolvimento não sustentável. O segundo projeto é financiado pelo CNPq, na modalidade Bolsa de Pesquisa, e objetiva a aplicação de uma sistemática comparativa temporal, utilizando-se dados de sensoriamento remoto orbital e dados meteorológicos, para definir as vulnerabilidades agrícolas e os níveis de degradação ambiental na identificação dos riscos a desastres dos eventos ENOS, para o período 1980-2001, visando o desenvolvimento de aplicativo SIG. 

Os projetos, sob sua coordenação já renderam três dissertações de mestrado na pós-graduação de Engenharia Agrícola do CCT/UFCG - Construção Social dos Riscos e Degradação Ambiental no Município de Sousa (Um Estudo de Caso), de Alexandre Eduardo de Araújo; Estudo de Vulnerabilidade Sócio-Econômica-Ambiental e dos Riscos a Desastres ENOS (El Niño Oscilação Sul), no Município de Picuí-PB: Um Estudo de Caso, defendida por Edgley Pereira da Silva, e a terceira dissertação - Vulnerabilidade das Terras Agrícolas, Degradação Ambiental e Riscos a Desastres ENOS, no Município de Sumé, de Célio Saraiva de Moura, e uma tese de doutorado do Programa Institucional de Doutorado Temático, Doutorado em Recursos Naturais - Gestão de Riscos a Desastres ENOS (EL Niño Oscilação Sul) no Semi-árido Paraibano: Uma Análise Comparativa do professor João Miguel de Moraes Neto, do Departamento de Engenharia Agrícola. 

Como o objetivo de todos os trabalhos é mitigar os problemas da seca através de um alerta antecipado, também está sendo desenvolvido um software para coleta de dados que permitirá uma interação entre as prefeituras dos municípios estudados e a UFCG, especificamente o Laboratório de Meteorologia, Recursos Hídricos e Sensoriamento Remoto da Paraíba - LMRS-PB. Este software está sendo desenvolvido por dois alunos do curso de Computação do CCT/UFCG - Darlan Araújo dos Santos e Gledston Agra Franca, ambos recebem uma bolsa do Instituto Interamericano para a Pesquisa da Mudança Global - IAI, cuja sede fica no INPE, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

Saiba mais sobre as questões sociais e ambientais dos municípios estudados

Tese do professor João Miguel de Moraes Neto
[an error occurred while processing the directive]
Rosenato Barreto
[an error occurred while processing the directive]
[an error occurred while processing the directive]
O professor João Miguel.
[an error occurred while processing the directive]
Em sua tese de doutorado, (defendida na manhã de ontem, terça-feira, 27) o professor João Miguel faz um estudo quantitativo e comparativo das vulnerabilidades sócio-econômica- ambientais da população rural dos municípios de Sousa, Sumé e Picuí, bem como da degradação ambiental destes municípios, levando em consideração os efeitos ENOS (El Niño Oscilação Sul) como catalisadores dos desastres das secas nestas regiões, e também uma análise temporal dos efeitos El Niño para os anos de 1984 (ano pós El Niño 82/83) e 1999 (ano pós El Niño 97/98) com base nas imagens dos satélites americanos Landsat - 5 e 7. Através do teste U (Assistat 6.2) foi possível verificar que efetivamente existe uma influência significativa de 5% de probabilidade do fenômeno El Niño sobre a pluviometria dos municípios estudados. Através do estudo temporal de imagens Quick Look foi possível fazer uma análise regional para o Nordeste Oriental, abrangendo parte os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco, que permitiu observar os efeito do EL Niño 97/98 sobre o ambiente e que o efeito nem sempre acontece no mesmo período em que ocorre a instalação do evento. 

A partir das imagens dos satélites Landsat 5 e 7 e de seu tratamento digital foram confeccionados os mapas temáticos com oito níveis de degradação, possibilitando assim este estudo comparativo. 

O pesquisador verificou que todos os municípios encontram-se com altíssimos índices de vulnerabilidade social, tecnológica, econômica e ambiental, o que aumenta o risco a desastres, e todos encontram-se bastante degradados, com desenvolvimento dos chamados núcleos de desertificação, sendo que,  Picuí é o que está em piores condições ambientais, totalmente desprovido de reservas nativas e com dois grandes núcleos de desertificação em expansão que correspondem a 3,71% de suas terras, ou seja, uma área de 35 Km2.

Explicando a pesquisa de uma forma simplificada, João Miguel diz "que um desastre é proporcional aos riscos e as vulnerabilidades a que a população se encontra submetida, como em nosso caso específico (semi-árido) os riscos sempre existirão pela impotência do homem em interferir nos processos naturais (secas). Resta ao poder público, a partir das vulnerabilidades diagnosticadas, trabalhar no sentido de diminuí-las ao máximo, minimizando assim a ocorrência dos desastres repetidos a que estas populações estão sujeitas".

O projeto de tese, ao tempo em que se diagnostica estas vulnerabilidades, quantificando o grau de degradação ambiental destes municípios, possibilita o alerta antecipado e a tomada de decisão em tempo hábil, sem que haja a necessidade de ações emergenciais tão importantes quando da ocorrência dos desastres quanto possíveis de serem evitadas.

Dissertação de Alexandre Eduardo de Araújo (no município de Sousa)

[an error occurred while processing the directive]
Rosenato Barreto
[an error occurred while processing the directive]
[an error occurred while processing the directive]
O mestrando Alexandre Araújo.
[an error occurred while processing the directive]
O objeto desse trabalho foi o estudo da degradação/desertificação e da construção social dos riscos a desastre, por meio da análise do processo histórico e do diagnóstico das condições socioeconômicas ambientais do semi-árido paraibano, no município de Sousa, Paraíba, gerando subsídios à gestão dos riscos nessa região.

Os principais atores observados foram as atividades antrópicas (ação do homem sobre a vegetação natural), pois exercem um papel importante no cenário ambiental rural. O resgate histórico e o diagnóstico sócio econômico ambiental foram os principais elementos no estudo da construção social dos riscos e na definição das vulnerabilidades. Alexandre usou para a interpretação no seu estudo, imagens fotográficas TM Landsat-5 e visita ao campo para identificação das áreas degradadas. Observou que a intervenção das atividades humanas nesse cenário tem propiciado a degradação acentuada dos recursos naturais e a ocorrência de desastres. 

Segundo a pesquisa, foram identificadas áreas com nível de gradação muito grave, que constituem os “núcleos de desertificação”, que embora ocupem apenas 2% da área estudada, ensejam reflexões profundas sobre a exploração dos recursos naturais no semi-árido. Os níveis de degradação grave, moderado, baixo e muito baixo ocupam respectivamente 39%, 37%, 18% e 4% do total da área. A população tem se mostrado altamente dependente do poder público e, este por sua vez tem sido ineficaz na resolução dos problemas que afligem as comunidades locais.

Uma dinâmica de identificação da vulnerabilidade das famílias rurais foi desenvolvida e, seus resultados indicaram uma vulnerabilidade global muito alta, o que define a enorme fragilidade social, econômica, tecnológica e de adaptação às condições do ambiente em que vivem - reflexo da falta e das falhas nas políticas públicas específicas. Todos os dados referentes à degradação ambiental geraram um banco de dados, de fácil acesso, tanto para consultas como para atualizações, podendo ser usado como subsídio ao processo de tomada de decisão na gestão dos riscos.

Dissertação de Edgley Pereira da Silva (no município de picuí)

O principal foco do trabalho foi produzir informações cientificas novas sobre a evolução das ameaças, vulnerabilidades e padrões de risco a desastres dos eventos ENOS no Município de Picuí - Paraíba, nos processos sociais, econômicos, territoriais, políticos e ambientais. No estudo desses processos, além dos parâmetros utilizados, como densidade populacional, uso agrícola, produção agropecuária, solo, ecologia, foram feitas 153 entrevistas através de questionários, por amostragem, correspondendo a 11,33% da população rural. 

Edgley destaca que as informações obtidas, associadas a dados bibliográficos, carta topográfica e produtos de sensores remotos, possibilitaram a estruturação de uma base de dados georreferenciados, e o cruzamento dos dados levantados com o auxilio dos softwares Desinventar e SPRING, possibilitou a obtenção de mapas temáticos, planilhas e uma discussão do quadro socioeconômico e ambiental da área em estudo, revelando que o Município possui um quadro grave socioeconômico, refletindo no desenvolvimento local. Em termos ambientais foram definidos 3 núcleos de desertificação que juntos ocupam uma área de 20,85 km2 (3 % do município). As causas destes núcleos de desertificação estão relacionados à ação antrópica e a fenômenos naturais (El Niño e La Niña) ou aos dois simultaneamente. Assim, segundo a pesquisa, a preocupação dá-se em decorrência do arrasto das terras férteis, formando um quadro de degradação quase que irreversível "o meio toma-se um ambiente incapaz de produzir, tomando esta área cada vez mais difícil de ser habitada", diz o pesquisador.

Finalmente ele faz uma alerta chamando a atenção dos poderes constituídos já que considera a situação como "preocupante, pois as zonas mais degradadas coincidem com áreas onde a pobreza e a miséria, são pontos integrantes da realidade da população local, impulsionada por inúmeros fatores de ordem política, social, cultural e climática".

Dissertação de Célio Saraiva de Moura (no município de Sumé)

O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as vulnerabilidades agrícolas e os riscos a desastres frente às variações climáticas e a ação antrópica no uso inadequado da exploração do solo no Município de Sumé. Foram identificadas e mapeadas as áreas degradadas em diferentes níveis de degradação, variando de muito grave a muito baixo.

Falando sobre a pesquisa, Célio disse que, na análise espectral das imagens de 1984, 1990 e 1998 e nas abordagens feitas durante as visitas in lócus à área em estudo, verificou-se que a retirada da cobertura vegetal contribuiu de imediato para problemas de erosão, tanto na época seca, através de erosão eólica como no período chuvoso, com a ocorrência de chuvas torrenciais, ocasionando grandes enxurradas e provocando erosão hídrica. A ocorrência dos níveis grave e muito grave não foi causada apenas pelas variações climáticas, que caracterizam os anos estudados: 1994, ano com pouca estiagem (La Niña); 1990, com estiagem normal, característica da região e 1998, ano com estiagem prolongada intensificada pelo fenômeno ENOS, mas principalmente pela ação do homem, que devido às condições de vulnerabilidade sociais, econômicas, ambientais que se encontrava, explorou a região de forma indiscriminada contribuindo para a degradação.

Os dados mostram que a falência do perímetro irrigado de Sumé em conseqüência do colapso do açude, não foi exclusivamente por causa das questões climáticas e influências do evento ENOS, mas pela falta de planejamento e políticas públicas, e pela conivência dos poderes públicos que permitiram a construção indiscriminada de açudes de pequeno, médio e grande portes a montante do referido açude.
 
 

Contato: Professor Marx Prestes - 333-2355 


Assessora de Imprensa: Jaldete Soares
Telefone: (0--83) 310-1341   -    Fax: (0--83) 310-1011  -  (083) 9971-1449
e-mail: jaldete@cct.ufpb.br e jaldete@uol.com.br


Principal
Ultima actualización: 2006-12-21 Contáctenos !
IAI - LARED 2003